DESCRIÇÃO GERAL
Justificativa
Através do projeto: “Uma Viagem ao Mundo da Literatura” teremos oportunidade de trabalhar com histórias. As histórias têm sempre espaço e estará em diferentes momentos, em variados lugares e de formas diferentes, mesmo tendo a tecnologia bastante avançada.
É com grande emoção que nos envolvemos e buscamos trabalhar esse projeto, pois teremos oportunidade de recontar histórias, dramatizar, criar personagens, assim o projeto vai permitir que o aluno jogue para fora, expresse o que vê, ouve e sente, com prazer e criatividade.
Objetivo Geral
Buscamos com esse projeto ampliar as experiências literárias das crianças, que recebemos em nossa escola, desenvolver o gosto pela leitura, a valorização do livro como um meio de se obter conhecimento, informação e prazer.
Objetivos específicos
Temos como objetivos que as crianças sejam capazes de:
• Conhecer o autor e sua obra;
• Ampliar seu vocabulário;
• Desenvolver o gosto pela escuta de histórias, poesias e músicas;
• Desenvolver a relação entre leitura e escrita;
• Desenvolver a criatividade através de trabalhos artísticos e dramatizações;
• Relacionar a obra dos autores à realidade a sua volta;
• Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
• Ampliar o conhecimento de mundo que possuem;
• Interessar-se com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos.
Metodologia e Desenvolvimento
O projeto será desenvolvido durante todo o ano. A intenção é de fazer da literatura o eixo central da ação pedagógica de onde sairão ramificações para o trabalho com o restante dos conteúdos. Desta forma, o trabalho com a história não estará deslocado do trabalho com a matemática, as artes plásticas, o corpo e o movimento e natureza e sociedade.
De início cada turma irá trabalhar com um autor específico, conhecendo melhor sua vida e obra. O autor escolhido pela minha turma foi Ziraldo.
A primeira culminância está prevista para ser realizada em junho, e temos por objetivo fazer uma interação entre as turmas para que conheçam o trabalho desenvolvido nas demais. Desta forma, a criança não ficará presa somente ao autor que estudou e poderá conhecer os autores estudados pela outras turmas. Além disso, estamos prevendo também a exposição dos trabalhos realizados em sala, apresentações de dança, teatro e realização de um sarau.
Como o projeto é extenso será desenvolvido ao longo do ano, não fechamos todas as atividades, pois sentimos a necessidade de uma avaliação deste primeiro momento, para assim, planejarmos as próximas etapas.
Avaliação
A avaliação das atividades será realizada ao longo da realização do projeto sempre a partir da observação do interesse e participação das crianças pelas histórias contadas e atividades realizadas. Considero que conseguiremos atingir os objetivos acima especificados.
TECNOLOGIAS UTILIZADAS
Com o decorrer do ano serão utilizados: televisão, rádios, aparelhos de DVD, microfones e outras se surgirem.
COMENTÁRIOS
Iniciamos o ano letivo com muito entusiasmo e grande expectativa diante de tantas novidades: escola reformada, parecia nova; colegas, funcionários e professores novos. E assim, juntos desenvolvemos as atividades do primeiro semestre.
Na primeira semana tivemos momentos de descontração com diversas brincadeiras, onde pudemos nos relacionar e nos conhecermos de forma espontânea e agradável. Através do desenvolvimento do projeto “Uma Viagem ao Mundo da Literatura” realizamos os nossos primeiros contatos com a obra do escritor Ziraldo. Iniciamos então as atividades relacionadas ao projeto conhecendo a vida, os livros de histórias e as letras do nome do autor.
Os alunos fizeram uma pesquisa sobre o autor Ziraldo, fiquei surpresa com os diversos tipos de textos que trouxeram, tais como: jornal; biografia retirada da Internet; charge; xerox de algumas partes do livro, deste forma, começamos a nos aproximar de um dos nossos objetivos, ou seja, conhecer diversos tipos de suportes textuais e linguagens, como: as informações biográficas retiradas da Internet; as histórias em quadrinhos; charges e caricaturas retiradas de jornais, isso fez com que os alunos pudessem mergulhar no universo vivo da linguagem, presente no nosso dia-a-dia.
Os alunos foram incentivados a folhearem e manusearem diversos livros do autor, ao fazê-lo, demonstraram interesse e curiosidade. Fizeram relação da letra do seu nome com as letras do nome do autor, identificaram a letra Z e o nome Ziraldo, que onde viam apontavam, o que me deixou admirada.
Foi muito emocionante conhecer, manusear os livros de Ziraldo e não podíamos deixar de começar pela famosa história “O Menino Maluquinho”. À medida que as crianças ouviam a história começavam a conhecer esse menino maluquinho através de suas características relatadas com muito humor por Ziraldo. Todos se identificaram com alguma características do personagem, como: moleque cheio de vida; beijoqueiro; namorador; inventor; jogador de futebol; brincalhão; amido; companheiro...,
Registramos no mural através de relatos, e em folhas com desenhos enfatizando essas qualidades (adjetivos), com isso, aprendemos a grandeza da infância verdadeira do ser humano que está sintetizada neste menino maluquinho que todos nós podemos viver ou ter vivido.
Os alunos se empolgaram tanto com o menino maluquinho que fomos a fundo nas atividades e nas brincadeiras. Todos se transformaram em inventores como o menino maluquinho que criava os seus próprios brinquedos, assim, realizamos e inventamos brinquedos com as formas geométricas de acordo com os numerais e as cores.
Ouvimos as histórias “A Fábula das Três Cores” onde vimos coisas importantes e maravilhosas que fazem parte do nosso Brasil. Conhecemos um pouco sobre o significado das cores da nossa bandeira e construímos uma com as formas geométricas.
Contamos e recontamos as histórias aprendidas com muito entusiasmo, cada uma com uma mensagem e com uma reflexão sobre os acontecimentos da nossa vida. As histórias recontadas pelas crianças foram registradas em folha mimeografada e distribuídas para cada aluno, desta forma podiam visualizar o texto que recriaram e construir o conhecimento sobre a nossa língua. Outras atividades realizadas foram: os desenhos de alguma parte da história que mais gostou; dobraduras de personagens; palquinho com caixa e fantoches, utilizamos técnicas e mais técnicas para recontar histórias, trazendo sempre para o nosso cotidiano.
Foram muitas histórias que nos fizeram perceber como cada um, a sua maneira, buscava formas de tentar transformar o que havíamos lido e pesquisado numa fala rica e particular.
Rimos e nos divertimos muito com histórias até engraçadas, como a história “Tem Bicho no Circo”, onde conhecemos diversos animais e cada um destacou o nome do animal que mais gostou no cartaz com a história escrita, recontaram e imitaram um personagem, foi uma dramatização enriquecedora.
Tanta desenvoltura que escolhemos para a apresentação no sarau da escola a música “Quintal” de Bia Bedran que mostra a alegria de toda criança ao brincar livremente num quintal, comparamos com o menino maluquinho e resolvemos prestar uma homenagem à duas pessoas que devem marcar a presença na vida de cada criança: Ziraldo e Bia Bedran.
A apresentação da culminância do projeto foi feita num dia especial – dia do Sarau Literário -, a escola ficou linda, cad turma apresentou o seu trabalho com exposições e dramatizações. A nossa turma arrasou, com os meninos e as meninas vestidos de menino (a) maluquinho (a) com panela na cabeça dançando a música “Quintal”, todos adoraram pela alegria contagiante dos alunos.
Todo o trabalho foi um sucesso, nos empenhamos demais e agradecemos a Deus e a todos que participaram: pais, professores e alunos, pelos momentos múltiplos e caminhos maravilhosos que tivemos e seguimos.
AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES
A avaliação das atividades foi realizada ao longo da realização do projeto sempre a partir da observação do interesse e participação das crianças pelas histórias contadas e atividades realizadas. Considero que conseguimos atingir os objetivos acima especificados, pude perceber que as crianças se interessaram muito pela literatura, através dos comentários a respeito das histórias, onde cada um passou a expressar-se de forma mais clara e coerente, com um vocabulário mais diversificado e amplo. Achei maravilhoso. Quando de forma espontâneas as crianças recontavam as histórias conhecidas para os pais e funcionários da escola. Foi contagiante ouvir os relatos dos pais que de vez em quando comentavam admirados, a desenvoltura e criatividade dos filhos, e o quanto os mesmos haviam crescido e progredido.
Além disso, pude perceber que à medida que o trabalho ia se desenvolvendo, relacionávamos os acontecimentos da história com a realidade a nossa volta, e assim, pude explorar vários conteúdos relacionados aos diversos tipos de linguagem, através dos materiais trazidos pelas crianças, formas geométricas, escrita do nome e aprendizagem de outras letras, as cores da nossa bandeira, os animais, experiências de contagem, sequenciação e escrita numérica, recontagem e criação de histórias.
Todas essas atividades foram experiências formativas que possibilitaram o desenvolvimento das crianças através dessa viagem ao mundo da literatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e dê a sua opinião.